Vista interna da "caixa de correio" para purgar o dióxido de carbono do Módulo Lunar (AS13-62-8929)
AS13-62-8929 (11-17 de abril de 1970) --- Vista interna do Módulo Lunar (LM) da Apollo 13 mostrando a "caixa de correio", um arranjo improvisado que os astronautas da Apollo 13 construíram para usar os cilindros de hidróxido de lítio do Módulo de Comando (CM) para remover o dióxido de carbono do LM. O hidróxido de lítio é usado para remover o CO2 da atmosfera da espaçonave. Como havia uma quantidade limitada de hidróxido de lítio no LM, esse arranjo foi improvisado para utilizar os cilindros do CM. A "caixa de correio" foi projetada e testada em solo no Centro de Naves Espaciais Tripuladas (MSC) antes de ser sugerida aos problemáticos tripulantes da Apollo 13. Devido à explosão de um dos tanques de oxigênio no Módulo de Serviço (SM), os três tripulantes tiveram que usar o LM como um "bote salva-vidas".
Tags:Apollo 13, Curiosidades
Autor: NASA
Ano:1970
Referência bibliográfica: