Developing Gestalt-based design guidelines for multi-sensory displays
Os visores multissensoriais tentam tirar proveito de uma variedade de sentidos humanos, por exemplo, exibindo informações visualmente e também com som e feedback tátil. Projetar telas multissensoriais é complexo e precisa considerar cuidadosamente as capacidades de percepção humana. O desenvolvimento de diretrizes para apoiar designers de monitores multissensoriais é uma maneira importante de capturar e comunicar o conhecimento existente neste domínio interdisciplinar. No entanto, o estudo da exibição multissensorial ainda é um campo imaturo e, portanto, o trabalho nessa área é um tanto fragmentado. Apesar disso, muitas diretrizes úteis foram aplicadas a visores, auditivos e até mesmo tácteis. Categorizar essas diretrizes existentes de forma a melhor apoiar a exibição multissensorial e também desenvolver diretrizes explicitamente relacionadas com o design multissensorial são os dois objetivos gerais desta pesquisa. Uma área de estudo relevante que ainda não foi aplicada ao design multissensorial é a teoria da Gestalt. A teoria da Gestalt, originalmente descrita em 1910, pode ser usada para explicar a maneira como percebemos e reconhecemos padrões. Usando a teoria da Gestalt como base, este artigo desenvolve uma nova estrutura para ajudar a categorizar as diretrizes existentes. Essa estrutura também pretende ser uma base para o desenvolvimento de novas diretrizes. O principal recurso dessa estrutura é que ela usa alguns princípios de alto nível baseados na Gestalt para ajudar a organizar um grande número de diretrizes de projeto mais detalhadas.
Tags:Design Visual, Gestalt
Autor:Dempsey Chang, Keith Nesbitt
Ano:2006
Referência bibliográfica: